Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, string given in /home/larcc093/public_html/wp-content/plugins/wordpress-mobile-pack/frontend/sections/show-rel.php on line 37

ISO 30400 – Gestão de Recursos Humanos

Gestão de Recursos Humanos: melhorando os lucros com a nova série de normas ISO 30400.

Recursos Humanos ISO

Se os recursos humanos de uma organização é o seu maior ativo, então faz sentido dizer que colocá-los no centro e no coração das operações é uma receita de sucesso. E uma nova série de normas ISO busca não somente melhorar o processo de recrutamento, mas aperfeiçoar os negócios através de melhores processos de recursos humanos.

No acelerado mundo corporativo onde os acionistas de uma organização são o rei, é fácil esquecer-se que são os valores, decisões e comportamento das pessoas que ditam o desempenho dos negócios.

Estudos demonstram que um departamento de recursos humanos de alto desempenho, com uma efetiva gestão e recrutamento de pessoal, está ligado a um melhor desempenho econômico da organização e desempenha um papel chave na disseminação dos valores corporativos entre a força de trabalho.

A nova série de normas ISO para Recursos Humanos visa a ajudar os serviços de RH a melhorar o seu desempenho e, consequentemente, melhorar o desempenho da organização no qual trabalham.

A ISO 30408“Gestão de Recursos Humanos – Diretrizes para Governança Humana”, provê orientações para a estrutura de um sistema de governança humana eficaz e apta a responder de maneira adequada às necessidades organizacionais e operacionais e, ao mesmo tempo, promover a colaboração entre as partes interessadas, antecipando e gerenciando os riscos de recursos humanos e desenvolvendo uma cultura organizacional alinha com os seus valores.

A ISO 30405“Gestão de Recursos Humanos – Diretrizes para Recrutamento”, fornece orientações para processos e procedimentos eficazes de recrutamento, e pode ser usada por qualquer pessoa envolvida no processo de recrutamento, seja ela um profissional de RH ou não.

Já a ISO 30409 – “Gestão da Recursos Humanos – Planejamento de Força de Trabalho”, ajuda organizações a responder mais eficazmente aos requisitos de pessoal atuais e projetados, enquanto que a ISO 30400“Gestão de Recursos Humanos – Vocabulário”, provê um entendimento comum dos termos fundamentais usados em normas de gestão de recursos humanos.

As normas foram desenvolvidas pelo comitê técnico ISO/TC 260, “Gestão de Recursos Humanos”, cuja direção é conduzida pela ANSI, que é membro da ISO pelos EUA. O Diretor do Comitê, James Lewis disse que melhorar o desempenho de RH não refere-se apenas a provisão de pessoal, mas a alinhar os valores de uma organização entre todas as partes interessadas, através de toda a organização.

“Organizações que colocam seu pessoal no centro das suas decisões tendem a ter melhor desempenho pois têm uma cultura organizacional mais clara e um pessoal mais satisfeito”.

“A função RH tem um enorme potencial de suportar os objetivos estratégicos de uma companhia através do desenvolvimento dos talentos, alinhamento dos valores organizacionais e, consequentemente, moldando a cultura e o comportamento”.

“Essas normas podem ajudar qualquer um envolvido na função RH – independente de sua experiência e tamanho da empresa – estabelecendo, mantendo e melhorando continuamente processos mais eficazes de recrutamento e governança”.

A série de normas ISO 30400 – Gestão de Recursos Humanos, pode ser comprada na ISO Store. Em breve, ela estará também disponível para venda, em Português, no Membro Brasileiro da ISO, que é a ABNT.

Fonte: www.iso.org